quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Olha eu aqui de novo. Tudo bem? Gostaram da promoção do livro "A Casa Gucci"? Vale lembrar que vai até dia 20 de Dezembro, okay? Clica aqui pra se inscrever!


Hoje venho falar um pouco sobre desenho de moda. É uma área que adoro, em que busco sempre me aprimorar e pesquisar. Como já fiz curso de desenho (mangá), adoro rabiscar e arrisco dizer que tenho alguma prática com o lápis. Mas desenhar 'pessoinhas' na verdade é o que menos importa num croqui, onde, afinal, a sua roupa é que deve brilhar. Estive praticando o desenho de moda, apesar de ainda ter algumas dificuldades com caimento de tecidos nos desenhos, dificuldade essa que será eliminada assim que eu começar a estudar, certo? Mas design de moda não é apenas desenhar roupas. Diferentemente de um estilista - profissional que lida com o mercado e com a marca a ser atribuída às peças confeccionadas - o designer de moda é o fornecedor de material para a composição de desfiles, de ambientes decorativos, etc.


Pra quem não conhece muito sobre a área, vou discutir um pouco aqui o que faz o designer de moda. Ele é o profissional que usa suas habilidades, imaginação e criação gráfica para a confecção de desenhos modelo nas mais diversas áreas, como roupas, acessórios, decoração, etc. Esses profissionais mantém suas experiências pessoais como referências que agregam valor as suas criações e interferências nos processos criativos ou produtivos, a partir da junção de conceitos, gostos, sensibilidade, tendências, conhecimentos, embasamentos científicos e muita técnica. Por isso é importantíssimo que esse profissional guarde uma pasta de inspirações, recortes, imagens que agreguem conteúdo ao seu conhecimento cultural, que possa inspirá-lo em futuras criações, cenários, etc.


Para quem pretende estudar na área, há curso de Design de moda nas seguintes Faculdades/Universidades, dentre outras: centro universitário Belas Artes (SP), Universidade Anhembi Morumbi (SP), Senac (SP), Santa Marcelina (SP), Universidade Fefisa (SP), Universidade Uniban (SP), Senai Cetiqt (RJ),Univali (SC), Universidade Estadual de Londrina (PR)e Celer faculdades (Xaxim- SC)e mais recentemente, em 2004, a USP começou a oferecer o curso de "Têxtil e Moda" no campus USP Leste da capital também conhecido como EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

E fica a dica de um site excelente, que conheci há pouco tempo:
O Clickmoda é um espaço para discussão e troca de referências sobre desenho de moda.
No ar desde 2004, o site já passou por várias reformulações, experimentou formatos diferentes, foi portal, site de variedades e por fim se firmou como blog. A partir do foco definido em desenho e com um número sempre crescente de visitantes fiéis, o CCKM se tornou o principal ponto de encontro sobre o tema na internet brasileira. Nesse site, as pessoas podem mandar seus desenhos para serem publicados. Eu amei os desenhos do Victor Lima, os quais estão ilustrando esse post. São trabalhos desenhados a mão livre mas finalizados no Photoshop. Espero que tenham gostado do post.

fontes: +
, ,

5 comentários:

Ann M. disse...

adorei!!! Eu adoro desenhar, mas não sou tão bom assim, preciso aprender mtooooooooo!!

Loma disse...

Hey ^^

Sem dúvida um dom muito lindo, fico a babar quando vejo pessoas tão talentosas...

Xoxo

:: Loma (www.night-angel.org)

Francyelly Moura disse...

Aqui em Alagoas não tem curso de moda, eu tenho uma amiga que queria muito, mas infelizmente não teve a oportunidade aqui...
O importante é fazer o que se gosta independente da área! Sou mais ligada a humanas, por isso faço Serviço Social...rsrs'
Os desenhos estão lindos, de muito bom gosto^^

Estou seguindo aqui também!
Se vocês puderem me seguir agradeço *-*

Bj Bj Bj
Fran'

http://promocoesnaprateleira.blogspot.com/

Kamila Strada disse...

Adorei o blog, já estou seguindo!

www.passanocredito.blogspot.com

Kamila Strada

Anne disse...

Hum... Será que eu me encaixo no "moda de iniciante"? LOL
Interessante saber que você não me contou sobre o blog xD anyway
Gostei da explicação, mas os desenhos *cala a boca antes que o ego de professora se mostre*

amei o blog. Está bem fofinho

Deixe um comentário:

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger.




LAYOUT POR