quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Não é mole não!! Desde que me inscrevi estou procurando estudar muito para garantir minha vaga, e acreditem, só estudar não basta! A primeira coisa que eu fiz e que você deve fazer é traçar um plano de estudo, acredite, funciona! Eu passei em uma federal (com uma ótima nota, diga-se de passagem) graças a isso...

1º passo - Analisar as provas: Você deve perceber a linguagem da prova, o que geralmente ela pede, suas particularidades, você pode não acreditar, mas cada vestibular é diferente. Por exemplo, o antigo vestibular da UNIFESP era muito mais difícil nas questões de humanas que o da USP, no entanto, as questões de exatas muito mais facéis. Você só vai perceber estes pontos se pegar todas as provas de anos anteriores, ler, tentar fazer e analisar como você se sai em cada matéria...

Eu peguei as provas desde 2001 da USP para analisar, com isso tive um panorama:

Português - Gramática (85%), interpretação de texto (98%), literatura (10%). Sou excelente leitora, não tão boa na hora de escrever e desconhecedora de clássicos da literatura. Nunca sequer li A hora da estrela, ou Dom casmurrro

Inglês - (99%). Creio que eu tenha errado uma ou outra questão por falta de atenção, inglês na fuvest é quase sempre leitura e interpretação.

História - do Brasil (98%), do mundo moderno (90%), do mundo antigo (80%). Em uma das provas da fuvest eu cheguei a gabaritar (acertar todas as questões) da parte de história. Sem sombras de dúvidas é a matéria que eu mais domino.

Geografia - da natureza (70%), político social (80%). Aqui caem muitas questões de ordem política internacional, conflitos, geralmente do oriente médio, preciso estudar mais sobre isso.

Biologia - genética (5%), celular (10%), humana (90%), animal (50%). Eu tenho dificuldades com a parte de células e genética, mas costumo ir bem nas questões sobre o corpo humano, principalmente questões relacionadas a nutrição.

Química - (0%) - Eu zero as questões de química, não recordo nada do ensino médio.

Física - (0%) - Não sei nem catalogar os tipos de ramos da física, eu não lembro de quase nada do colégio, também eu quase não tive aulas de física.

Matemática - (0%). Não sei dividir em chave, logo, não consigo resolver nada, mesmo que eu saiba como resolver, nunca chego a um resultado.

2º passo - Traçar prioridades: Com base nesse panorama eu defino a minhas prioridades de estudo, por exemplo, sei que para o vestibular de moda eu precisarei ir bem principalmente em história e matemática. Assim, matemática se tornou minha prioridade de estudo. Na UNIFESP eu precisava ir bem nas questões de humanas, estudei muito geografia e história.


3º passo - Traçar estratégias para cada nível:  Em novembro terei uma prova de conhecimentos gerais de múltipla escola, ainda não foi liberada a nota de corte, mas eu creio que vai girar em torno de no mínimo 60 questões certas (de 90), pode subir, cair, mas eu tenho que tentar manter essa meta. Assim, eu decidi que chutarei as questões de química e física, afinal, sem condições de aprender essas matérias a essa altura do campeonato, além de que não são tão necessárias para meu curso. O resto eu tenho que fazer brilhantemente, logo, concentrei minhas forças de estudo para matemática e biologia, pois são as matérias que eu me saio pior. Assim que passar a prova de novembro eu começo a me preparar para as provas dissertativas em janeiro, dai eu tenho que me jogar de cabeça na matemática e revisar alguns conceitos em história. também é necessário que eu leia os livros (ou pelo menos busque aprender e entender) as obras clássicas do vestibular, sendo elas: "Auto da barca do inferno", de Gil Vicente; "Memórias de um sargento de Milícias", Manuel Antônio de Almeida; "Iracema", de José de Alencar; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; "A cidade e as serras", de Eça de Queirós; "Vidas secas", de Graciliano Ramos; "Capitães da areia", de Jorge Amado e"Antologia poética", Vinícius de Moraes com base na 2ª edição aumentada.

4º passo - definir dias e horários de estudo: Bom é que sejam fixos! Assim você cria uma rotina e consegue se organizar melhor, lembrando que nessa agenda deve ter horários para lazer (ex. cinema, festas, saideiras), obrigações (ex. estágio, cursos, algum trab. voluntário), e descanso (ex. dormir, ler, assistir um bom filme).

5º passo - Incluir na rotina aprendizado em tudo: Eu por exemplo tenho buscado ouvir muita música em inglês, ajuda a fixar as palavras e seus significados. Também escuto musiquinhas de vestibular, que cantam a tabuada por exemplo, ou o processo de mitose ou meiose. Como lazer e descanso posso ler as obras do vestibular e na hora de verr um filme, sempre me ater a seu significado histórico, aliás, tem alguns filmes que realmente ajudam no vestibular. Enfim, assim se aprende com tudo, brincando!

Vocês devem estar pensando: Nossa, até parece uma guerra! E é! O vestibular da fuvest é o mais concorrido do Brasil e não tem espaço para erro não, tem que pensar cada detalhe e buscar fazer o melhor possível. Ganha quem conseguir mais no memso tempo.

Por isso não estranhem se eu sumir...
,

7 comentários:

Anônimo disse...

eu gabaritei literatura quando prestei fuvest no 3° ano! haushaushaud tinha prestado para letras, mas fui desclassificada pq zerei quimica! (acredita? odeiooooo quimica!). tome cuidado com os chutes nas exatas, vc precisa acertar alguns!! adorei suas técnicas de estudo! acho q vou usá-las pra um concurso público q talvez eu preste!! boa sorte com os estudos! sabe q to na torcida, né? =***

. disse...

Ah boa sorte e o blog tá lindo ^^
QUERO MAIIS ! rs

Ann M. disse...

@Loma Sernaiotto Brigadão floooooooooor!!!!! :D

Ann M. disse...

@- Obrigada querida!!! pode deixar, vou buscar trazer posts fresquinhos e interessantes para vcs!! :D

Ann M. disse...

@Gabriela é... mas sabe? As vezes eu preferia uma Santa Marcelina... mas como não tenho $$ tem que ser pública mesmo!! hehehehe

Anônimo disse...

gente quero saber uma coisa e vcs vem com outra rsrrs se conseguirem me falem no www.twitter.com/tekah_kinha e se quiserem me seguir e so procurar lah @tekah_kinha naum e dificil ahsuhuas

Anônimo disse...

crlgente me segue lah no twitter porra e so seguir naum vai atar ninguem rs @tekah_kinha rs tenkis!:♥

Deixe um comentário:

Comentários ofensivos, difamatórios ou com conteúdo ilicito proibido por lei serão deletados e o seu autor bloqueado não podendo mais visitar esse site.

Deixe sua opinião sincera, discuta, critique e sugestione mas com muita educação, do contrário também será bloqueado :)

Para ter a sua foto nos comentários desse blog é preciso cadastro no Blogger.




LAYOUT POR